08/11/18

Como grassa a podridão, ó academia


Exponho aqui um trabalho de doutoramento em curso; dispensa comentários e é sustentado por um inquérito que fala não só por si, mas também pelo compadrio, pelo favoritismo, pelo saneamento, pelo processo intenso de privatização dentro do sistema de ensino superior, com prejuízo grave para a qualidade do trabalho científico, e que foi encaminhado pelo centro de investigação ICNOVA, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para os endereços constantes na sua base de dados.
 
O banco promovido pelo referido inquérito, que transcrevo abaixo, tem um balcão logo à entrada da universidade.

Como único comentário, faço notar que se trata de um inquérito comercial promovido a inquérito científico; cumpre os requisitos necessários para funcionar como um mantra publicitário que condiciona quem o ler de cabo a rabo.
 
Declaro que tudo quanto transcrevo abaixo, por mais espantoso que vos pareça, é verdadeiro e não foi inventado por mim, como se pode comprovar acedendo ao inquérito on-line (consultado em 8/11/2018).

 
Autora da tese: [...], doutoranda em Comunicação Estratégica e Processos de Tomada de Decisão (CE-PTD) http://www.icnova.fcsh.unl.pt/doutorandos/ ; não consegui apurar quem são os seus orientadores.

Na transcrição do inquérito, abreviarei as respostas; os sublinhados e destaques a negro são meus.  
Nota de leitura: O termo «corporativa», que aparece no título da tese, é um anglicismo que em bom português significa «empresarial»; quanto a «brand equity», significa «valor da marca» e apenas faz sentido nos países cujas leis comerciais e contabilísticas permitem que a marca e as patentes duma empresa sejam consideradas como fazendo parte do capital fixo (sendo um valor puramente especulativo e não um investimento de capital produtivo)

[Nota a posteriori: este post foi emendado em 16/06/2020, retirando-se quanto possível todos os elementos de identificação pessoal, a pedido dos interessados]

Responsabilidade social corporativa e brand equity – Santander

Este inquérito faz parte de uma investigação levada a cabo [...], no âmbito do Doutoramento em Ciências da Comunicação / Comunicação Estratégica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.

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Idade: … [por grupos de 10 anos]
Sexo: …
Local onde vive: [por distrito]


Análise da marca Santander
Nesta seção, poderá indicar o seu grau de concordância sobre as afirmações abaixo.

1.1. Já ouvi falar sobre a marca Santander.
Discordo totalmente
Discordo em parte
Não concordo nem discordo
Concordo em parte
Concordo totalmente
Não sei / não aplicável
[sic; as respostas propostas nos itens seguintes são exactamente iguais e por isso não as transcrevo]

1.2. Penso na marca Santander.

2.1. A marca Santander satisfaz as necessidades básicas da categoria de serviço em que se insere, em comparação com a concorrência.

2.2. O serviço da marca Santander é eficaz / satisfaz as minhas necessidades.

2.3. Os prestadores do serviço da marca Santander são corteses e prestativos.

3.1. A palavra "confiável" descreve a marca Santander.

3.2. A palavra "inovadora" descreve a marca Santander.

3.3. Consigo encontrar os serviços da marca Santander com facilidade.

4.1. Aprecio a marca Santander, de forma geral.

4.2. Avalio de forma positiva a qualidade do serviço prestado pela marca Santander.

5.2. Os responsáveis pela marca Santander se importam com as minhas necessidades.

5.3. Os responsáveis pela marca Santander se importam com as minhas opiniões.

5.4. Os responsáveis pela marca Santander têm em conta os meus interesses.

6.1. Recomendo a marca Santander a outras pessoas.

6.2. A marca Santander é relevante para mim.

7.1. A marca Santander é única.

7.2. A marca Santander oferece vantagens que outras não podem oferecer.

7.3. A marca Santander é superior em relação às outras da mesma categoria.

8.1. A marca Santander dá-me uma sensação de afetuosidade.

8.2. A marca Santander dá-me uma sensação de aprovação social.

9.1. Eu me considero fiel à marca Santander.

9.2. Santander é a marca que eu prefiro utilizar.

9.3. Eu me importaria se a marca Santander não estivesse disponível e fosse necessário utilizar outra.

9.4. Eu me esforçaria para utilizar a marca Santander.

10.1. Adoro a marca Santander.

10.2. Sentiria falta da marca Santander caso ela desaparecesse.

10.3. A marca Santander é especial para mim.

11.1. Eu me identifico com as pessoas que utilizam a marca Santander.

11.2. A pessoas que utilizam a marca Santander possuem afinidades comigo.

12.1. Estou interessado em aprender mais sobre a marca Santander.

12.2. Gosto de visitar o site da marca Santander.

12.3. Em comparação com outras pessoas, acompanho as novidades da marca Santander.


Análise da Responsabilidade Social da marca Santander
Nesta última seção, irá assinalar sim ou não nas questões abaixo.

13.1. O Santander investe em pesquisa e desenvolvimento voltados para a inovação em sustentabilidade.
Sim
Não
Não sei / não aplicável
[repete em todas as questões seguintes]

13.2. O Santander envolve-se em políticas públicas favoráveis à promoção de uma economia verde, inclusiva e responsável no seu setor de atuação.

14.1. Dentro do setor ou área de atuação, o Santander é reconhecida como líder em práticas de envolvimento dos seus stakeholders.

14.2. O Santander é reconhecido no mercado pelas boas práticas de prestação de contas e transparência.

14.3. O Santander publica um relatório de sustentabilidade integrado, demonstrando o vínculo entre Responsabilidade Social/ Sustentabilidade na geração de valor para o negócio.

14.4. O Santander usa a comunicação para promover o diálogo e a participação dos seus stakeholders.

14.5. O Santander exerce uma posição de liderança no segmento onde atua e participa em fóruns de discussão relacionados com a busca de padrões de concorrência cada vez mais elevados.

14.6. O Santander exerce liderança na discussão de temas como a participação popular e o combate à corrupção na(s) área(s) onde atua ou que fazem parte de sua esfera de influência.

14.7. O Santander envolve-se no desenvolvimento de políticas públicas que promovam benefícios para a sociedade.

14.8. O Santander é reconhecido no mercado pelas suas boas práticas de gestão participativa.

14.9. O Santander é reconhecido no mercado pela sua gestão, recebendo prémios ou menções voluntárias.

14.10. O Santander apoia iniciativas do setor que tenham como objetivo o desenvolvimento sustentável de fornecedores e subfornecedores, avaliando e reconhecendo as boas práticas.

14.11. O Santander realiza ações de forma conjunta com os seus fornecedores para extinguir, mitigar e reduzir os impactos negativos da sua atuação.

14.12. O Santander influencia a sua cadeia de valor e outros setores na adoção de uma cultura de gestão da Responsabilidade Social/ Sustentabilidade.

14.13. O Santander influencia a sociedade na adoção de uma cultura de gestão da Responsabilidade Social / Sustentabilidade.

15.1. O Santander inclui a participação de stakeholders na sua avaliação sobre o respeito aos direitos humanos.

15.2. O Santander cumpre procedimentos na comunidade onde atua para minimizar os impactos negativos relacionados com os direitos humanos nas suas operações.

15.3. O Santander envolve-se no desenvolvimento de políticas públicas que atuem contra o trabalho escravo.

15.4. O Santander incentiva e participa em iniciativas sociais para a inclusão de ex-presidiários no mercado de trabalho.

15.5. O Santander impulsiona o mercado a realizar ações de promoção da diversidade e exclusão da discriminação.

15.6. O Santander é reconhecido no mercado pela sua prática na gestão de colaboradores, recebendo prémios que atestam ser um dos melhores lugares para trabalhar.

15.7. O Santander desenvolve iniciativas e possui programas que permitem a transmissão das suas boas práticas como sendo um dos melhores lugares para trabalhar.

15.8. O Santander é reconhecido no mercado pelo seu bom relacionamento com os sindicatos.

15.9. O Santander é reconhecido no mercado pelas suas boas práticas de remuneração.

15.10. O Santander estimula o mercado a melhorar a distribuição da riqueza gerada.

15.11. O Santander atrai talentos e é procurado como local de trabalho por muitos profissionais.

15.12. O Santander estimula o envolvimento do setor no desenvolvimento profissional das pessoas.

15.13. O Santander atrai talentos e os melhores profissionais devido às oportunidades que oferece ao nível do desenvolvimento profissional.

15.14. O Santander influencia o mercado no desenvolvimento de boas práticas ao nível das demissões e dos processos de reforma.

15.15. O Santander é reconhecido no mercado pelas suas boas práticas em saúde e segurança.

15.16. O Santander promove campanhas para melhorar a saúde dos colaboradores e suas famílias, bem como da sociedade como um todo, seja através de patrocínios, seja de campanhas próprias.

15.17. O Santander estimula o setor a melhorar o nível de gestão de saúde e segurança e envolve instituições governamentais neste objetivo, quando aplicável.

15.18. O Santander é reconhecido pelas boas práticas em qualidade de vida para os colaboradores e por promover um bom equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional dos mesmos.

15.19. O Santander promove campanhas para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e suas famílias, bem como da sociedade como um todo, seja através de patrocínios, seja de campanhas próprias.

15.20. As práticas do Santander são frequentemente utilizadas como referências (benchmark) para outras empresas e organizações.

15.21. O Santander ganhou notoriedade pelo atendimento prestado aos clientes.

15.22. O Santander incentivou o aumento da qualidade do atendimento aos clientes no seu setor e no contexto local.

15.23. O Santander desenvolve um programa avançado de reformulação dos seus produtos e serviços para atingir um impacto negativo igual ou próximo a zero.

15.24. O Santander promove uma nova abordagem no desenvolvimento dos seus produtos, utilizando metodologias como ecodesign, impacto zero, entre outras, como novas metas de Pesquisa & Desenvolvimento.

15.25. O Santander desenvolve campanhas para reduzir o uso de produtos e serviços, sugerindo aos consumidores a adoção de um consumo mais consciente.

15.26. O Santander incentiva o consumidor através de ações educativas sobre produtos sustentáveis e oferece incentivos económicos aos clientes que promovam a reciclagem ou a reutilização de produtos.

15.27. O Santander possui programas institucionais voltados para o desenvolvimento de capacidades, criação de renda, educação, qualificação etc. e fornece modelos e ferramentas replicáveis em outros contextos.

15.28. O Santander articula-se com outras instituições para beneficiar a comunidade local, de forma a contribuir para o desenvolvimento.

15.29. O Santander é referência no mercado pelas suas práticas de apoio ao desenvolvimento dos seus fornecedores.

15.30. O Santander pratica o envolvimento para além dos limites dos seus negócios e atua como voz ativa na transformação das práticas, de forma a promover o desenvolvimento dos seus fornecedores e da sociedade.

16.1. O Santander está envolvido em atividades que possam vir a influenciar, de forma direta ou indireta, as políticas públicas de mudanças climáticas.

16.2. O Santander é reconhecido no mercado pela excelência na gestão das emissões de gases poluentes.

16.3. O Santander é reconhecido pelas suas práticas de mitigação dos impactos das mudanças climáticas no seu negócio.

16.4. O Santander incentiva o setor e o mercado a realizarem ações preventivas, buscando a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

16.5. O Santander é reconhecido no mercado pelas suas boas práticas ambientais.

16.6. O Santander incentiva o setor a melhorar o nível de gestão ambiental e envolve empresas e órgãos governamentais neste objetivo, quando aplicável.

16.7. O Santander é reconhecido pela excelência na produção mais limpa e na gestão de prevenção à poluição.

16.8. O Santander estabelece metas e indicadores de redução de consumo dos materiais, devendo estas serem atendidas pela sua cadeia de fornecedores.

16.9. O Santander estabelece metas e indicadores de redução do consumo de água, devendo estas serem atendidas pela sua cadeia de fornecedores.

16.10. O Santander estabelece metas e indicadores de redução do consumo de energia (direta e indireta), devendo estas serem atendidas pela sua cadeia de fornecedores.

16.11. O Santander realiza parcerias estratégicas com a sua cadeia de valor incentivando a mitigação de impactos negativos nos habitats naturais e ecossistemas.

16.12. O Santander participa na formação de políticas públicas relacionadas com o ambiente.

16.13. O Santander apoia escolas locais e IPSSs na promoção da educação ambiental.

16.14. O Santander é reconhecido no mercado pelas suas práticas de educação ambiental, fornecendo materiais e informações para promover o tema.

16.15. O Santander tem sido considerado como uma referência e recebe reconhecimento pelas suas práticas inovadoras em logística e transporte.

16.16. O Santander é visto como um exemplo para o setor e serve de inspiração para mudanças em outras empresas, estimulando o mercado de logística reversa (do ponto de consumo até ao local de origem).


Sorteio
Caso queira participar no sorteio de um vale de €15, deixe aqui o seu contacto (será contactado apenas caso seja contemplado). São 4 vales disponíveis para sorteio!
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1 comentário:

  1. À merda com o Santander e com esta sociedade!... Invente-se outra, já! Apre!

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