08/09/22

In facebuko veritas

 https://outraspalavras.net/wp-content/uploads/2017/01/16409219_10210009845895400_1354376722_o.jpg

Apesar de não ter uma página no Facebook, não paro de ser diariamente bombardeado com notícias do dito. Chegam-me elas a casa envoltas em longas e enfadonhas recitações, pressurosamente entregues por amigos e conhecidos, quais marçanos ou moços de fretes das transnacionais.

Uma das coisas que nunca deixará de me surpreender no Facebook é a sua capacidade inebriante e viciante, de alguma forma comparável à do álcool. Porém, ao contrário do álcool, o Facebook, que eu saiba, não provoca morte por cirrose, mas antes uma espécie de loucura carregada de disfuncionalidades, no que se assemelha ao álcool. O efeito inebriante (do Facebook e do álcool) leva o utente a baixar os seus escudos e espartilhos comportamentais, a mostrar-se tal qual é – «in vino veritas».

Para que fique claro e para evitar ofensas desnecessárias: conheço gente que usa do álcool (ou do Facebook) com civilidade, conta, peso e medida. Contudo, por regra, o utente do Facebook acaba por tornar-se um autêntico diabo da Tasmânia: ofende o seu semelhante a torto e a direito; torna-se trauliteiro, intolerante, chauvinista, ameaça de morte. Grande parte dos posts publicados no Facebook exsudam ódio enraivecido à humanidade em geral e às opiniões adversas em particular.

Apelando às teses de Ivan Illich, diria eu que o Facebook se tornou um exemplo perfeito dos efeitos mais nefastos da industrialização (neste caso a indústria das «redes sociais») quando esta excede as barreiras naturais que deviam contê-la e se substitui à afabilidade [1]. Reformulando, por palavras minhas, que me perdoe Illich: se o Homem (europeu) era a medida de todas as coisas nas sociedades pré-capitalistas, a indústria (global) passou a ser a medida de todas as coisas nas sociedades capitalistas – sendo o Facebook um exemplo óbvio de industrialização das relações humanas e das redes sociais.

Igualmente surpreendente é o facto de os modernos instrumentos industriais de comunicação social terem feito perder de vista um facto que costumava pairar sobre a cabeça de qualquer pessoa que empunhasse uma pena, nem que fosse um semianalfabeto lavrando um recado escrito: aquilo que nós escrevemos e assinamos hoje, permanece para toda a eternidade, ainda além da nossa morte, e por fim, desfeita a carne e carcomidos os ossos, é a única coisa pela qual poderemos um dia ser avaliados. Esta consciência parece morta, o que não deixa de ser óptimo para o despudor.

Como se verificou recentemente a propósito da demissão da ministra da Saúde, Marta Temido, muitos utentes do Facebook divorciaram-se dos princípios e métodos que proclamavam, para casarem com o seu oposto – aí está, «in facebuko veritas». Para meu grande espanto, vejo pessoas que, apesar de se dizerem revolucionárias, desculpam a ministra, dizendo que ela não quereria levar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ao descalabro a que ele chegou. O facto de alguém dizer que um ministro ou uma ministra pode governar contra sua própria vontade já demonstra o grau de insanidade mental a que se pode chegar: tudo quanto foi objectivamente feito pelo Ministério da Saúde nos últimos 11 anos é agora apresentado por estes defensores da ministra como um fenómeno do Entroncamentoos efeitos objectivos da governação não coincidiriam com as intenções subjectivas dos governantes, de modo que estes, coitadinhos, não teriam culpa daquilo que fizeram … embora o tenham feito. Se isto não é esquizofrenia em acção, então não sei que seja.

As mesmíssimas pessoas que acusaram o governo de Passos Coelho de ataque intencional e aleivoso ao SNS, vêm agora, perante um governo do PS que há 7 anos (sete!) perpetua e reforça as políticas neoliberais do seu antecessor, afirmar que não, coitadinhos dos governantes (os actuais, não os anteriores), não era isso que eles queriam fazer.

O simples facto de passar da análise objectiva dos factos para o julgamento de intenções (boas ou más, consoante as preferências e amizades pessoais dos inquiridores) mostra a que ponto chegou o despojamento intelectual de tantos escrevinhadores facebookianos. Mostra também, desgraçadamente, a que arrepiantes extremos poderão eles um dia chegar, já que a substituição da análise objectiva da realidade pelo julgamento de intenções é apanágio das correntes políticas mais tenebrosas, desde os tempos do absolutismo, passando pelos tempos do fascismo, até aos tempos do neoliberalismo na sua fase actual.

 

Notas: 

Origem da imagem de rosto deste artigo: obtida de https://outraspalavras.net/, sem atribuição.

[1] Ivan Illich, A Convivialidade, 1973: «(…) para além de um certo limiar, o instrumento deixa de ser servo para passar a ser déspota. Para além de um certo limiar, a sociedade torna-se uma escola, um hospital, uma prisão [ou uma rede social digital, acrescentaria eu] (…) Convivial [afável] é a sociedade onde o homem controla a ferramenta», p. 7 da ed. francesa, Editions du Seuil.
Tomás de Aquino, Summa Theologica, c. 1273: «A austeridade, por ser uma virtude, não elimina todos os prazeres, mas apenas o supérfluo e desordenado: de onde parece pertencer à questão da afabilidade», IIa IIae, q. 168, art. 4, ad 3 m (colhido em Illich, não verificado, tradução minha).

Sem comentários:

Enviar um comentário