«Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa: salvar a humanidade.» - Almada Negreiros
20/10/19
Crónicas do DocLisboa (1)
In Ashes | En Cenizas
Camila Rodríguez Triana
2019 • Colombia, França • 63’
https://www.doclisboa.org/2019/filmes/in-ashes/
São estas crónicas não uma colecção de críticas ou recensões, apenas impressões, memórias e divagações.
Não posso comentar o filme no seu todo, porque saí a meio.
Pareceu-me uma performance filmada, não um documentário. Desgraçadamente, o tempo da performance não tem nada a ver com o do cinema. E enquanto na performance convivo bem com o tempo distendido, no cinema convivo mal com ele e bem com a elipse.
À saída atravessei a passo de ancião o Bairro do Arco do Cego. Um carro em marcha lenta passou por mim, de vidros levantados. Lá dentro, alguém gritou: «Boa noite!» Rodopiei, mas não era comigo. Dentro da viatura falava-se ao telefone com voz portentosa. É uma chatice, estão constantemente a acontecer-me estes equívocos. Há hábitos e respostas físicas que me foram profundamente embebidos - qualquer «boa noite» gera em mim uma invariável resposta (certamente divina, porque imperativa e alheia à minha vontade). Este tempo de gente que fala sozinhas contra o vento que passa quadra-me tão mal como a performance filmada.
(crónica seguinte: Noli me tangere | [Não Me Toques, Madalena] )
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário