20/10/19

Crónicas do DocLisboa (2)


  
Noli me tangere | (Não Me Toques, Madalena)
Christophe Bisson
2019 • França • 81’
https://www.doclisboa.org/2019/filmes/noli-me-tangere/

São estas crónicas não uma colecção de críticas ou recensões, apenas impressões, memórias e divagações.

Não tenho ideia do filme no seu todo, porque não vi o início e saí a meio.
A imagem que me acolheu, ao entrar na sala, foi a de alguém, de costas, a desenhar na parede um mapa de Paris. A cena arrasta-se em tempo real, incluindo pausas, hesitações, erros e resmungos.
Mas como as costas do protagonista estão em primeiro plano, e a acção (desenho) está em segundo plano, e o foco da câmara em automático, o centro focal saltita a cada instante, como se entre cada um desses objectos e os nossos olhos se intrometessem flocos de brumas. Traz-nos à memória o nebuloso sofrimento da conjuntivite.

Tenho visto muito cinema-conjuntivite, nos últimos anos. Isto não acontecia no cinema clássico, quando ainda não tinha sido inventado o foco automático. Com a chegada do automático, o realizador pode finalmente ir de férias e deixar a máquina tomar decisões [Vilém Flusser, 1983, A Filosofia da Caixa Negra]. Mas não sendo a pobre máquina capaz de escolher um ponto de vista, ela hesita, atrapalha-se, corre atrás de qualquer mosca que passe, não sabe nem sonha o que há-de mostrar. E este espectador, na ausência de um plano director, solta-se da fita e pergunta-se: «Que estou eu aqui a fazer?» - e sai.

Ao contrário de vários outros filmes do festival, este é mesmo documental. Não me venderam gato por lebre, desta vez.
 
Os personagens da fita são doentes compulsivos. Têm de repetir certos gestos diariamente, ou pelo menos revisitar em ostinato a memória dos gestos ansiados: alimentar patos no lago, falar com eles, andar, andar, andar, desenhar temas obsessivos, garatujar, viajar, viajar, viajar, ... Prestam-se a falar sobre as suas obsessões, mas não são capazes de reflectir sobre elas e transcendê-las, como é costume neste tipo de patologias. O realizador também não. Por isso o filme chega-nos órfão de contexto social, mostra-nos coisas puramente individuais, fora do mundo, ali metida sem vaselina.
A câmara, na sua perseguição, torna-se ela própria uma compulsão sem outro fim aparente que não seja o da sua própria satisfação. E persegue frequentemente colada às costas das suas vítimas.

Tenho visto também muito cinema canino, ultimamente - desse que se coloca na cola, nas costas, na nuca do personagem, não deixando ver mais nada (ou seja, nada). No caso vertente, tratava-se de um filme canino com conjuntivite.

 
(crónica anterior: In Ashes | En Cenizas)

Sem comentários:

Enviar um comentário