29/12/24

Recensão: «A Revolta do Homem Branco», de Susanne Kaiser

Subtítulo: Incels, fundamentalistas e autoritários em luta por uma masculinidade política

Ed. Zigurate, 2024. Trad. de Helena Araújo.

Quando um amigo me falou de A Revolta do Homem Branco, de Susanne Kaiser, despertou-me a curiosidade. Corri a comprar o livro e iniciei sofregamente a sua leitura, fascinado pela menção de uma série de fenómenos e ideias de que eu jamais ouvira falar: incels, «masculinidade política», Qanon, Proud Boys, movimento Boogaloo, «guerreiro xamanista», etc.

23/12/24

Ventura e Montenegro: dois amantes envergonhados


Todos os regimes autoritários de pendor fascista têm dois tipos de tropas organizadas: uma tropa oficial que pode incluir vários tipos de polícias especializadas, sujeita a normas legais que na realidade estão constantemente a ser transgredidas, como se comprova historicamente; e uma tropa civil, informal, que actua como um grupo de arruaceiros sem lei nem grei.

Estas duas tropas actuam de forma combinada, de modo a instalar o medo e coarctar progressivamente todas as formas de liberdade (com uma excepção evidente: a liberdade de acção ultraliberal do grande capital).

29/10/24

Equipa de Extinção Policial

[imagem criada por IA em https://www.fotor.com]

Está a consolidar-se um novo conceito politicamente correcto: não devemos fazer generalizações. Como muitos outros do mesmo jaez, este conceito politicamente correcto mina a inteligência das coisas.

26/10/24

Palestino halal

 

Churrasco de palestino kosher numa comunidade judaica [imagem obtida por IA via www.canva.com]

Há séculos que o povo judeu é bem conhecido pelo seu jeitinho para o negócio, em particular pela capacidade comercial e de usura. Hoje, os Judeus, ou pelo menos os judeus sionistas, encontram-se em franca decadência. É lastimável: deixam passar diante das próprias barbas e capachinhos flagrantes oportunidades de negócio, não só local, mas até multinacional; não percebem que, em vez de soterrarem nos escombros dos edifícios os seus vizinhos palestinos, deviam caçá-los (de resto, eles já estão confinados num gigantesco redil, basta colhê-los), abatê-los de forma correcta (halal ou kosher) e vendê-los no mercado para consumo corrente.

10/07/24

Como matar uma cultura e transformar o paraíso num inferno


 

Para compreender a realidade em que vivemos, é indispensável estudar a actual vaga turística, que já não é apenas um fenómeno localizado em certas zonas litorais. É um tsunami que devasta todo o território, exercendo uma tremenda pressão social, económica e cultural. É um dos factores responsáveis pela degradação económica e cultural do país, por sub-reptícias formas de neocolonialismo. Arrasa a paisagem e encharca todos os aspectos da nossa vida.

08/06/24

Levantai-vos do chão!

Resumo: a esquerda sofreu um grande trambolhão e só se levantará do chão se reinventar algo que já fez, num dos seus períodos dourados: criar instituições autónomas de ensino.

20/05/24

Onde a disfuncionalidade roça a criminalidade

 

Imagem de um general disfuncional, criada por inteligência artificial @ Craiyon

Numa reportagem apresentada na rubrica «60 Minutos» da SIC, dia 19/05/2024, às 15:07, foi gravado um rol de afirmações aflitivas. Vale a pena comentá-las.

29/03/24

A ultradireita em pratos limpos

 

Nos primeiros 18 dos 24 cantos da Ilíada, Aquiles amua e recusa-se a ir a jogo. Isso não impede bastos comentadores de o darem como herói e personagem central da Ilíada

Finalmente todo o campo progressista começou a tomar consciência da verdadeira dimensão da ultradireita em Portugal. Não por um esforço de análise racional, mas simplesmente porque as 50 cadeiras da bancada parlamentar do partido Chega, eleitas em 10-03-2024, lhe caíram em cima com a brutalidade inesperada de um piano lançado do 7º andar.